terça-feira, 20 de outubro de 2009

Visita ao Inhotim



Sexta-feira, 25 de setembro de 2009, nossa turma de Arquitetura e Urbanismo visitou o Inhotim, instituto cultural privado, em Brumadinho/MG. Há dez galerias, com obras de artistas das mais diversas nacionalidades, como os brasileiros Cildo Meireles, Adriana Varejão, Tunga, Hélio Oiticica, a colombiana Doris Salcedo, o dinamarquês Olafur Eliason, os argentinos Victor Grippo e Jorge Macchi, entre outros. Além disso, o Inhotim é fascinante pelo seu paisagismo, cuja diversidade é impressionante.
Cada aluno tinha como objetivo admirar analisar as obras de arte, e fazer um comentário mais abrangente daquela que mais lhe impressionou. Não há como saber realmente a mensagem que cada artista quis transmitir com suas obras, se é que existe algum objetivo, mas há interpretações válidas, e por isso, apreciei cada obra com um olhar crítico.
A obra que mais prendeu minha atenção foi “Fuegos de artifício” de Jorge Macchi, feita de pregos, luz e sombra, essa obra “brinca” com o real e o imaginário, pois primeiramente somos enganados pela ilusão de que há linhas e um suposto movimento, mas é tudo estático e ilusório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário